O Que é Markeplace / E-Marketplace

E-Marketplace

O que é Marketplace:

Marketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa “mercado” e place, que significa “lugar”. O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual.

O termo abrange tanto os mercados de rua (onde os comerciantes montam as suas barracas para venderem os mais variados produtos: carne, peixe, frutas, legumes, etc.), como também o mercado global, o mundo dos negócios.

Uma nova tendência de marketplace está voltada para o comércio virtual (através da Internet), também chamado de e-marketplace (letra “e” de eletronic).

 

Sendo assim Marketplace ou E-Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo. Trata-se de um shopping virtual com dois níveis de acesso, um para consumidores e outra para lojistas. O lojista de um segmento de nicho ou não, dependendo da proposta do Marketplace, pode vender seus produtos através de um Marketplace de terceiros e o cliente, dentro de um só lugar, encontra produtos de diversos fornecedores e marcas.

O marketplace pode ser construído para um determinado segmento ou utilizar o marketplace como um shopping virtual com departamentos e lojas de diferentes segmentos.

 

Para quem compra, a navegação é contínua, idêntica a de uma loja virtual, porém com o diferencial de ter acesso a centenas de vendedores em um único site. Basta que o cliente escolha o(s) produto(s) que quer comprar e finalizar a compra com um único pagamento, inclusive com um único valor de frete também, independente se a compra inclui produtos de diversos vendedores. Depois de aprovada a compra o sistema divide o(s) pagamento(s) entre administrador, lojista e integrador de pagamento, permitindo maior liberdade e transparência entre as partes envolvidas.

 

 

E-marketplace

 

E-marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a Internet.

O consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra, etc.

Através do e-marketplace os negócios podem ser feitos de:

 

  • Empresas para Empresas (B2B – Business to Business)
  • Empresas para Consumidores (B2C – Business to Consumer)
  • Consumidores para Consumidores (C2C – Consumer to Consumer)
  • Empresas para Governo (B2G – Business to Government)
  • Governo para Cidadão (G2C – Government to Citizen)

 

Marketplace em Smartphones

Nos aparelhos celulares que suportam o recurso de lojas virtuais, marketplace é o local no qual os desenvolvedores disponibilizam para os usuários aplicações que podem ser gratuitas ou não.

São exemplos de marketplace: Android Market, Apple´s iPhone App Store, Windows Mobile Marketplace, etc.

 

Não perca tempo, entre o quanto antes nesse mundo virtual! Entre em contato com a RCM Informática e conheça uma das melhores ferramentas para você e sua empresa venderem mais! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *